Av das Esmeraldas, 3895 - 2º Andar Sala 214 - JD Tangará - Marília/SP
(14) 99904-3829
Instituto Iholtecc
Instituto Iholtecc

Postado em 15/11/2019

Espiritualidade e Mística Cristã

Teologia Sistemática

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 

AUTOCONTROLE

Uma marca do homem espiritual na Bíblia é o autocontrole, incluindo o domínio sobre suas emoções. A mente de Deus é tão integrada que ele faz apenas o que ele quer, e nunca é “inquietado” contra a sua vontade, se tanto. À medida que crescemos em santificação, nossa emoção deve cada vez mais estar sujeita ao nosso controle consciente, de modo que ficamos excitados porque decidimos assim ficar, tornarmo-nos irados porque assim o decidimos, e podemos parar no momento em que assim decidirmos.

 

O QUE É TEOLOGIA?

A reflexão teológica é a atividade mais importante que um ser humano pode realizar.

A palavra TEOLOGIA refere-se ao estudo de Deus. Quando usada num sentido mais amplo, a palavra pode incluir todas as outras doutrinas reveladas na Escritura. Ora, Deus é o supremo ser que criou e até agora sustenta tudo o que existe, e a teologia procura entender e articular, de uma maneira sistemática, a informação por ele revelada a nós.

 

Não há finalidade maior a que o conhecimento de Deus pretende alcançar, e não há propósito maior para o homem senão o de que conhecer a Deus. O conhecimento teológico produz demandas morais e outros efeitos na vida de uma pessoa, mas essas Monergismo.com – “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9) www.monergismo.com 6 não são propósitos maiores do que a tarefa teológica de conhecer a revelação verbal de Deus.

 

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei (Deuteronômio 29:29). Teologia é possível porque Deus se revelou a nós através das palavras da Bíblia. Deus revelou sua existência, atributos e exigências morais a todo ser humano, incluindo tal informação dentro da mente do homem. A própria estrutura da mente humana inclui algum conhecimento sobre Deus. Esse conhecimento inato, consequentemente, faz com que o homem reconheça a criação como a obra de um criador. A grandeza, magnitude e o desígnio complexo da natureza servem para lembrar ao homem de seu conhecimento inato sobre Deus.

 

Toda pessoa tem um conhecimento inato de Deus, e para onde quer que ele olhe, a natureza lembra disso. Todos os seus pensamentos e todas as suas experiências dão testemunho irrefutável da existência e dos atributos de Deus; a evidência é inescapável. Portanto, aqueles que negam a existência de Deus são acusados de suprimir a verdade pela sua perversão e rebelião, e ao reivindicaram ser sábios, tornaram-se loucos (Romanos 1:22). Em outras palavras, a revelação geral de sua existência e atributos por toda a sua criação – isto é, o conhecimento inato do homem e as características do universo.

 

A teologia é necessária não somente para as atividades cristãs, mas também para tudo da vida e do pensamento. Visto que Deus é tanto máximo quanto onipotente, ele tem o direito e a capacidade de dirigir todos os aspectos das nossas vidas. A teologia procura entender e sistematizar sua revelação verbal, e é autorizada até onde ela reflete o ensino da Escritura. A necessidade de teologia é uma questão da necessidade de comunicação de Deus. Visto que este é o seu universo, a fonte derradeira de informação e interpretação de tudo da vida e do pensamento é a revelação divina. E, visto que é preciso ouvir de Deus, a teologia é necessária.

 

POR QUE DEVO ME ORIENTAR PELA BÍBLIA?

A Bíblia contém tudo que é necessário para construir uma cosmovisão cristã compreensiva que nos capacite a ter uma verdadeira visão da realidade. A Escritura nos transmite, não somente a vontade de Deus em assuntos gerais da fé e conduta cristãs, mas, ao aplicar preceitos bíblicos, podemos também conhecer sua vontade em nossas decisões específicas e pessoais. Tudo que precisamos saber como cristãos é encontrado na Bíblia, seja no âmbito familiar, do trabalho ou da igreja. Paulo escreve que a Escritura não é somente divina na origem, mas é também abrangente no escopo: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (2 Timóteo 3.16-17).

 

O QUE VOU ESTUDAR?

TEONTOLOGIA

Doutrina de Deus Pai

CRISTOLOGIA

Estudo sobre Jesus Cristo

 

QUEM PODE FAZER O CURSO DE ESPIRITUALIDADE?

Psicólogos, Gestores, Advogados, Executivos, Professores, Médicos, Consultores, Vendedores, Autônomos, Profissionais da área de RH, Profissionais da área de Comunicação, Profissionais da área de desenvolvimento humano e todas as pessoas que desejam aumentar seus resultados e contribuir ativamente para que mais pessoas também elevem os seus.

 

DURAÇÃO DO CURSO

10 meses (fevereiro a novembro)

10 módulos - DATAS:

1º - 29/Fev

2º - 28/Mar

3º - 25/Abr

4º - 30/Mai

5º - 27/Jun

6º - 25/Jul

7º - 29/Ago

8º - 26/Set

9º - 31/Out

10º - 28/Nov

 


QUEM MINISTRA O CURSO?

O curso é ministrado pela Professora Alda Coelho, pedagoga, teóloga e escritora. Alda Coelho é a idealizadora do Sistema Ofir e criadora da Divine Providence Therapy e Presidente do Instituto IHOLTECC, desde 2010. Com 10 anos de experiência em resultados em negócios, relacionamentos e vida pessoal de seus clientes. Reconhecida como a Mensageira da Divina Providência, apaixonada por Deus, pelas coisas espirituais, por pessoas e pela busca da verdade, do caminho e da vida, que é o Senhor Jesus Cristo.

 

O conhecimento de Deus é um fim digno em si mesmo. E, visto que Deus Se revelou através da Escritura, conhecer a Escritura é conhecê-lo, e isto significa estudar teologia.

 

A teologia define e dá significado a tudo que alguém possa pensar ou fazer. Ela está cima de todas as outras necessidades (Lucas 10:42); nenhuma outra tarefa ou disciplina se aproxima dela em significância. Portanto, o estudo da teologia é a atividade humana mais importante.

http://www.iholtecc.com.br/inscricoes

Instituto Iholtecc - Sistema Ofir
Av das Esmeraldas, 3895 - 2º Andar Sala 214 - JD Tangará
CEP 17516-000
Marília/SP
Instituto Iholtecc
Instituto Iholtecc